terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

AFINAL DE CONTAS, O QUE É GLÚTEN?


AFINAL DE CONTAS, O QUE É GLÚTEN?

Conversando com algumas pessoas, pude perceber que muitas delas não sabem o que é glúten e o que esta proteína pode causar às pessoas que têm resistência a ela.
Resolvi escrever aqui sobre este tema, para esclarecer às pessoas que desconhecem esta proteína, até mesmo para poderem diagnosticar se possuem doença celíaca.

Bom, como disse anteriormente, o glúten é uma proteína, ou melhor, uma rede de proteínas encontradas em sementes de vários cereais, dentre eles: trigo, aveia, cevada, centeio, malte e trigo. No trigo ele representa 80% das proteínas e é composto de duas proteínas principais: a gliadina e glutenina. Aquela elasticidade conferida à farinha se dá devido à presença de glúten, o que permite também a sua fermentação, o que dá aquela textura fofinha de pães e bolos.

Com o intuito de alertar as pessoas com doença celíaca da presença de glúten em alimentos processados, viu-se ser necessário colocar nas embalagens dos mesmos, o rótulo com os dizeres “CONTÉM GLÚTEN”, segundo a Resolução RDC Nº 40, de 2002 “(...) todos alimentos que contenham glúten, como trigo, aveia, cevada, malte e centeio e/ou seus derivados (...) e que sejam produzidos, comercializados e embalados na ausência do cliente e prontos para a oferta ao consumidor, devem conter, no rótulo, obrigatoriamente, a advertência: “CONTÉM GLÚTEN”. Esta advertência, segundo esta mesma Resolução, deve ser impressa nos rótulos dos alimentos e bebidas embalados em caracteres com destaque, nítidos e de fácil leitura.

Outra lei que visa este mesmo propósito, é a de Nº 10.674, de 2003, que estabelece o seguinte: “(...) todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições “CONTÉM GLÚTEN” ou “NÃO CONTÉM GLÚTEN”, conforme o caso.

Mas por que tudo isso? Seria exagero? Pelo contrário... Essa precaução OBRIGATÓRIA, se deve ao fato que a presença de glúten em alimentos de pessoas celíacas, provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Para eliminar este problema, a pessoa celíaca deve simplesmente abolir de sua alimentação esta proteína e o seu intestino voltará a funcionar normalmente.

Poucos sabem, mas os autistas e as pessoas que possuem dermatite herpetiforme, assim como os celíacos, também possuem sensibilidade ao glúten.

Felizmente, o glúten não faz falta ao organismo, e as pessoas podem substituir em suas receitas esta proteína por várias outras opções de cereais que não possuam glúten, citando como exemplo o arroz e o milho que além de nutritivos, são fontes excelentes de proteínas e fibras.

Estes são alguns sintomas da doença causada por ingestão de glúten: fadiga, anemia, baixo ganho de peso e estatura, irritabilidade, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dos dentes.

Se você conhece alguém com estes sintomas, alerte-a para que vá a um médico.

Esta postagem ficou um pouco longa, mas resolvi escrevê-la para alertar às pessoas que não têm idéia do que é glúten e o como esta proteína pode ser prejudicial para quem tem resistência a ela. Divulguem e façam valer os seus direitos!!

4 comentários:

  1. Adorei o seu blog!!!! A sua idéia foi super bacana, genial!!!!! Meus parabéns! Navegarei sempre nessas páginas!Bjos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cíntia! Estarei sempre atualizando. Bjos!!

    ResponderExcluir
  3. Esse post é de utilidade pública Yara!
    Muitas pessoas sofrem com sintomas e não procuram ajuda ou são mal examinados como eu fui e sofri por mais de 10 anos.
    Parabéns e se puder visite meu novo blog também: http://josinaocontemgluten.blogspot.com/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. [b] Oi minha linda, obrigada! A intenção foi esta mesmo, procurar informar as pessoas que têm os sintomas mas não sabem. O importante é ressaltar que só um médico pode diagnosticar se a pessoa é ou não é celíaca. Este post é só para alertar.
    Vou te visitar sim. Obrigada por participar! Volte sempre! Bjos!

    ResponderExcluir