quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PÃO DE BATATA SEM GLÚTEN


Pão de batata

Ingredientes:
2 tabletes de fermento para pão;
1 colher ( sopa ) de açúcar;
1 copo americano ( 150 ml ) de leite morno;
1 caixa ( 200 grs. ) de creme de arroz;
1 caixa ( 200 grs. ) de fécula de batata;
2 colheres ( sopa ) de margarina;
3 ovos;
1 colher ( sobremesa ) de sal;
2 batatas grandes cozidas

Modo de preparo:
Misture o fermento com o açúcar e 1/2 caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos. Numa tigela, amassar as batatas , juntar a margarina, o leite, o resto do creme de arroz, a fécula, os ovos inteiros e o sal. Misture bem com colher de pau ou batedeira. Junte esta mistura com a que estava descansando. Unte uma forma de bolo inglês e polvilhe com creme de arroz. Deixe descansar 10 minutos e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos.

13 comentários:

  1. Hum parece que dá pra sentir o cheirinho... Mas não é esse da foto? Forma de bolo inglês é a compridinha de pão de forma?

    ResponderExcluir
  2. Sim, a forma de bolo inglês é aquela compridinha sim, mas se você não tiver esta forma, pode utilizar formas de outros formatos.

    ResponderExcluir
  3. me diz uma coisa:esse pa fica seco cmo os outros sem gluten?

    ResponderExcluir
  4. me diz uma coisa:esse pao fica seco como os outros?todas receitas que fiz so fica bom no primeiro dia

    ResponderExcluir
  5. Oi Andrea! A tendência é que dê uma ressecada mesmo, ainda mais com o calor que está fazendo, até pão com glúten desidrata. Vou te dar uma dica: guarde os pães em uma vasilha bem vedada para evitar que desidratem e ressequem. Todas as pessoas que fizeram esta receita gostaram muito. Experimente, depois vc me fala! Bjos e obrigada por visitar o Blog!

    ResponderExcluir
  6. Eu tentei e não deu certo..dúvida o fermento é o fresco? e a massa precisa ser trabalhada com as mãos até dar um ponto? ou só bater e jogar na assadeira? agradeço s epuder ajudar. Dani

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani! O fermento é aquele fresco (fermento biológico próprio para pão). O ponto desta massa é mais molinho. Será que você fez correto a primeira parte da receita (Misture o fermento com o açúcar e 1/2 caixa de creme de arroz. Deixe descansar por 10 minutos.)? Depois que esta mistura descansar por 10 minutos, aí sim, vc mistura ao restante da receita. Este passo é importante para ver se o fermento está agindo. Obrigada por participar!

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Como vc fez aquele pão da foto? Essa massa não é muito mole pra fazer esse tipo de pão?

    ResponderExcluir
  9. Usei formas redondas!! Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    fiz o pão, como deu muita massa tive que dividir em duas formas, porém o primeiro a assar ficou super abatumado e duro. Já o segundo eu dividi em várias forminha pequenas, esse ficou macio e não abatumou. Por isso, acho que deveria ter esperado um tempo para a fermento "agir" antes de assar. Imagino que o segundo só ficou bom pq tive q esperar o 1º assar.

    ResponderExcluir
  11. Sim, o correto é esperar o fermento agir. Na receita fala em 10 minutos, mas acho que em dias frios o ideal é deixar mais tempo.

    ResponderExcluir
  12. em que temperatura devo deixar o pao assando? e por em media quanto tempo?

    ResponderExcluir
  13. Ele deve assar em forno pré aquecido a mais ou menos 180º, por mais ou menos 30m, dependendo do seu forno.

    ResponderExcluir